Áreas

23/05/2019 - 15:15

 

Melhorar a transparência das ações públicas foi o objetivo da reunião entre o auditor-geral do estado Giussepp Mendes e a equipe da Prodepa na tarde da última quarta-feira (22), em Belém. O encontro foi o primeiro passo para a parceria que pretende viabilizar o desenvolvimento de ferramentas que otimizem o funcionamento da máquina pública. 

A partir dos dados produzidos pelas secretarias estaduais, a Prodepa fará um panorama das ações executadas pela administração. Com o auxílio  do programa Business Intelligence (BI), já implementado e que agora vem sendo atualizado, as informações organizadas e compartilhadas darão suporte aos órgãos, favorecendo a  tomada de decisões e o monitoramento dos resultados.

"O BI é um instrumento importante para os gestores. É uma ferramenta muito utilizada por empresas públicas e privadas, que buscam excelência em seus negócios", disse o Diretor de Desenvolvimento da Prodepa, Gustavo Costa, que participu da reunião juntamente com o Diretor de Relações Institucionais da Prodepa, Arthur Cassiano; e com o analista de sistemas Clóvis Machado.

A Auditoria Geral do Estado (AGE) participa da parceria não apenas como fornecedora de informação, mas também como consumidora desses dados imprescindíveis para o andamento dos processos de investigação preliminar instaurados pelo órgão. "A parceria com a Prodepa vai garantir mais efetividade nas análises. Como órgão fiscalizador, teremos muito mais condições de acompanhar onde e como os recursos públicos estão sendo aplicados, já que o BI garante um 'raio x' de todas as ações executadas pela administração", ressaltou o auditor-geral Giussepp Mendes. 

A reunião também contou com a participação da gerência de Transparência da AGE. Outros encontros para o detalhamento da parceria serão agendados.