Áreas

05/06/2019 - 15:45

 

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente a Prodepa realizou na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da empresa, uma programação especial para colaboradores e terceirizados. A comemoração, que contou com apresentação de um vídeo comemorativo, palestra e lançamento de cartilha; faz parte de uma política institucional de preservação e defesa do meio ambiente promovida pela empresa.

Para falar sobre a importância da participação da gestão pública nas ações ambientais, a engenheira ambiental Evellyn Kran fez uma palestra com o tema “Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)” com base no programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente, que completa 20 anos em 2019.

O Programa A3P tem como objetivo promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. Nessa política as instituições e seus funcionários são incentivados a praticar ações sustentáveis no ambiente de trabalho.

Essa parceria de todos é o que garante o sucesso do programa. É o que explica Evellyn Kran “É importante que os servidores entendam como se inserir no contexto de busca de uma responsabilidade socioambiental. Não adianta ser uma iniciativa limitada a ação dos gestores ou representantes dos órgãos. É preciso envolver todos nessa cultura de consciência ambiental”.

A administração pública, segundo ela, tem um papel fundamental em pensar, criar e executar ações para satisfazer as necessidades da sociedade e na gestão do interesse público coletivo. “No que diz respeito ao meio ambiente ele precisa ser o responsável também pelo exemplo de boas práticas para preservação da natureza”

Para o colaborador Marcelo Branches, técnico em segurança do trabalho e responsável pelo Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho da Prodepa (SESMT), o debate sobre a questão ambiental ainda é muito utópico e precisa de mais empenho de todos para chegar a resultados práticos. “Muito se fala sobre consciência ambiental em todos os lugares mas, infelizmente, ainda se pratica muito pouco. Então toda essa iniciativa de discutir e conscientizar é relevante para que a prática seja aperfeiçoada”.

Além da palestra, o evento contou com o lançamento de um video comemorativo do Dia do Meio Ambiente e da 6ª edição da Cartilha de Educação Ambiental da Prodepa com o tema “Descobrindo os Animais Vertebrados”. A cartilha será publicada e estará disponível para download no site da Prodepa.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de Junho, foi instituído em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia. O intuito era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.